"Lingua Portuguesa em Xeque"

Sobre o tema

        Como pensar a sociedade hoje? Ou melhor, como discutir o papel da Língua no contexto social? Durante muitos anos, desde quando começaram as primeiras pesquisas em torno dos Estudos da Linguagem, tentou-se encontrar a resposta para as seguintes perguntas: Qual é o papel que a Língua teve e tem para a constituição das sociedades? Até que ponto a Linguagem e o Pensamento estão imbricados? Assim como, ao vermos a história do desenvolvimento do pensamento filosófico/literário da humanidade, percebe-se a fundamental contribuição da linguagem para o desenvolvimento do raciocínio lógico, mítico, religioso, ou seja, para o desenvolvimento social.

        Assim, no momento em que houve a consolidação dos estudos linguísticos e literários no Ocidente, vimos o grande crescimento das pesquisas e descobertas nesta área e o quão fundamental se tornaram em nosso cotidiano e que impressionam pelas contribuições dadas para o desenvolvimento da sociedade nas mais variadas formas.

 

A partir disto, o X Encontro Regional dos Estudantes de Letras, a ser realizado na Unicamp, tem como tema central: Língua Portuguesa em Xeque: Para onde vão as Letras? A escolha deste tema deu-se pela importância de se pensar quais são os desafios enfrentados por aqueles que estudam ou trabalham com a linguagem nos seus diversificados âmbitos.

 

História da ExNEL

A Executiva Nacional dos Estudantes de Letras, surge assim como as outras executivas de estudantes do país, a partir do processo de redemocratização brasileiro, no período de decadência da Ditadura Militar. A partir deste quadro, várias entidades estudantis e agremiações começam a se articular dentro das universidades e a nível nacional para criar ferramentas para fortalecer o Movimento Estudantil.

A ExNEL tem em seu histórico um imenso leque de contribuições nas articulações contra os ataques que precarizaram a educação pública, grauita e de qualidade, como, por exemplo, no boicote ao antigo Provão, ao ENADE, contra o REUNI, a articulação da FLUCRU - Frente de luta contra a Reforma Universitára-, assim como tenta veementemente articular os estudantes de letras em torno das várias lutas que precarizam a educação. E atualmente na luta contraa o processo expansionista via ensino a distância, REUNI e PROUNI, que aumenta de forma violenta o número de vagas oferecidas nas Univerisdades sem no entanto garantir estrutura, finaciamento e contratações de um corpo funcional que atenda adequadamente este aumento desenfreado.

ExNEL Sudeste

        Fazem parte da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras da Região Sudeste todos os estudantes que estejam regularmente matriculados em algum curso de graduação e pós da área de Letras de alguma Universidade ou Faculdade, pública ou particular, da Região Sudeste do Brasil. Ou seja, a Região Sudeste atende aos seguintes estados da federação: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

E os seu representandes dentro da Executiva são os executivos estaduais (três por estado) e três a nível regional, sendo eles:

  1. Coordenador Executivo Geral da Região Sudeste: cargo ocupado por Raphael Baía Nicolato, estudante de Letras da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG);
  2. Coordenador Regional de Comunicação: cargo ocupado por André Noronha, estudante de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ);
  3. Coordenador Regional de Finanças: Cargo ocupado por Reginaldo Alves do Nascimento, estudante de Letras da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP);

Já os executivos estaduais atuam estadualmente, em conjunto com os executivos regionais, com o objetivo de fortalecer localmente a executiva. Através de seus encontros e pautas.

Contato

EREL/SE 2010

erelsudeste2010@gmail.com

CAL - Centro Acadêmico da Linguagem da Unicamp R. Sergio Buarque de Holanda, nº 571; Cidade Universitária “Zeferino Vaz”; Barão Geraldo – Campinas, São Paulo, Brasil; CEP: 13083-590
E-mail: erelsudeste2010@gmail.com ou cal.unicamp@gmail.com

(19) 3521 1571

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode